Como analisar seus resultados de anúncios do Facebook: 7 métricas a serem rastreadas: examinador de mídia social
Anúncios Do Facebook Gerenciador De Anúncios Do Facebook Facebook / / September 26, 2020
Você sabe se seus anúncios do Facebook estão funcionando? Quer saber quais métricas principais você deve monitorar?
Neste artigo, você descobrirá sete importantes métricas de anúncios do Facebook que você precisa saber, onde encontrá-las no Gerenciador de anúncios e o que fazer quando não estiver obtendo os resultados desejados.

Nº 1: Retorno do investimento em publicidade
O retorno do investimento em publicidade (ROAS) é o valor da receita gerada para cada dólar gasto em publicidade. E, em poucas palavras, é a métrica a ser usada para entender instantaneamente os resultados de publicidade do Facebook e Instagram. Eu penso nisso como o Santo Graal das métricas de anúncios - certificar-se de que cada dólar que você investe em seus esforços de publicidade está retornando (no mínimo) um dólar em receita.
A fórmula para calcular o ROAS é simples: Receita ÷ Gastos com publicidade = ROAS.
Você determina sua receita total gerada de acordo com o pixel do Facebook (sob a compra coluna de valor de conversão no Gerenciador de anúncios) e divida pelo gasto total com publicidade necessário para gerar esse receita.
Deixe-me ilustrar: você vendeu 10 unidades de um produto de $ 27 de sua Sequências de anúncios do Facebook na semana passada, gerando US $ 270 de receita. Para fazer essas vendas, você gastou US $ 54 em anúncios no Facebook.
Receita ÷ Gastos com anúncios = ROAS
$270 ÷ $54 =5x
o x é um múltiplo de 1. Nesse caso, cada vez que você dá um dólar ao caixa eletrônico do Facebook, ele gera $ 5 em receita - ou 5 vezes $ 1.

Se você for como eu, adoraria ter um caixa eletrônico que soltasse notas de $ 5 cada vez que você fizesse um depósito de $ 1, mas nem sempre é o caso no mundo da publicidade no Facebook. Preste atenção em seu ROAS para garantir que seus anúncios sejam lucrativos.
Quando seu ROAS é positivo (um múltiplo maior que 1), seu investimento em publicidade está gerando mais receita do que o valor gasto em publicidade.
Declarado de outra forma: você é fazer dinheiro.
Quando seu ROAS é negativo (um múltiplo menor que 1), você está gastando mais em publicidade do que o valor da receita gerada.
Declarado de outra forma: você é perdendo dinheiro.
Observe que o cálculo acima não leva em consideração outros custos de fazer negócios, como as despesas de sua equipe, ferramentas e software, e vitrine (seja um local físico ou uma vitrine digital como um local na rede Internet). Recomendo que você leve em consideração o restante de suas despesas variáveis ao calcular seu ROAS para obter um retorno geral do investimento (ROI).
Para fazer isso, pegue o valor total gasto com anúncios do Facebook mais o resto de suas despesas e divida-o em sua receita total:
Receita ÷ (gastos + despesas com publicidade) = ROI
É mais fácil dividir seus custos e despesas com anúncios em uma cadência mensal; para visualizar isso, calculando a receita de janeiro e, em seguida, dividindo-a pela soma dos gastos com publicidade de janeiro e o restante das despesas desse mês.
Voltando ao exemplo anterior, você gastou US $ 54 em anúncios na semana passada para gerar US $ 270 em receita. E você também incorreu em $ 73 de outros custos variáveis. Se você inserir esses números na fórmula acima, seu ROI será 2,13x.
$270 ÷ ($54 + $73) = 2.13x
Para cada dólar gasto, você ganhou $ 2,13.
Nº 2: Valor de conversão de compra
Do Facebook métrica de conversão de compra rastreia o valor total das compras feitas a partir de seus esforços de publicidade.
Na verdade, o Facebook torna muito fácil entender a receita total gerada por seus anúncios, mostrando o valor de conversão da compra no Gerenciador de Anúncios.

Você pode calcular manualmente esse número acessando sua conta do PayPal ou até mesmo sua caixa registradora e determinando que a receita veio desse anúncio. No entanto, a maneira mais simples de calcular o valor de conversão de compra é ter o pixel do Facebook instalado.
A instalação do pixel envolve a adição de um pequeno trecho de código ao seu site que permite ao Facebook saber que esse anúncio resultou nessa receita. Se você ainda não instalou seu pixel do Facebook, não se preocupe! Este vídeo explica o processo:
Para calcular manualmente o valor de conversão de compra, pegue o número de itens vendidos e multiplique pelo preço de compra.
Nº de itens vendidos x custo do item = valor de conversão de compra
No exemplo anterior, você vendeu 10 itens que custam $ 27 cada, então o valor de conversão da compra é $ 270:
10 x $ 27 = $ 270
O valor de conversão da compra é então usado para calcular o ROAS junto com seus gastos com publicidade.
Tudo pode estar bem e elegante se o valor de conversão de sua compra for positivo, mas e se for um grande zero? Isso significa que seu Os anúncios do Facebook não estão funcionando.
Se seus anúncios do Facebook estiverem funcionando e você estiver vendendo, o valor de conversão da compra será um número positivo. Mas se você vir zero, normalmente significa que há algo errado com seus anúncios do Facebook ou com o processo de vendas em geral.
As próximas métricas que cobriremos irão ajudá-lo a identificar onde podem estar os gargalos.
# 3: Custo por compra
Adoro ver o custo por compra, que também é comumente conhecido como custo por aquisição (CPA). Ambas as frases podem ser usadas indistintamente.
O custo por compra é uma maneira rápida de avaliar se você está vendendo produtos individuais com lucro ou prejuízo depois de levar em consideração suas despesas com anúncios. Ele informa o gasto total com publicidade necessário para vender uma única unidade de produto. Ele também pode ser usado para calcular rapidamente sua margem de lucro em itens individuais.
Com o pixel do Facebook instalado, o Facebook calcula isso automaticamente para você na coluna Custo por compra no Gerenciador de anúncios.

Você pode usar esse número e o valor de conversão da compra que abordamos acima como uma forma alternativa de determinar seu ROAS.
Vamos ilustrar usando os números na imagem acima.
Valor de conversão de compra ÷ Custo por compra = ROAS
$1,735.20 ÷ 399.85 = 4.34
Além disso, subtraindo o custo por compra do preço do produto, você pode determinar sua margem de lucro:
Preço do produto - custo por compra = margem de lucro
Neste exemplo, você gastou US $ 54 em anúncios no Facebook na semana passada para vender 10 unidades. Isso significa que seu gasto com publicidade por unidade seria de US $ 5,40:
$54 ÷ 10 = $5.40
Com um produto vendido por $ 27 que custa $ 5,40 em gastos com publicidade, você tem uma margem de lucro de $ 21,60.
$27 – $5.40 = $21.60
Lembre-se de levar em consideração suas despesas variáveis para que você possa entender rapidamente se seu custo por compra - o que você está gastando para adquirir um novo cliente - é relevante para seu negócio.
Quando sua margem de lucro é um número positivo (maior que $ 0), seu investimento em publicidade está gerando mais receita do que o valor gasto em publicidade.
Declarado de outra forma: você é fazer dinheiro.
Quando sua margem de lucro é um número negativo (menos de US $ 0), você está gastando mais em publicidade do que o valor da receita gerada.
Declarado de outra forma: você é perdendo dinheiro.
# 4: Leads
UMA conduzir é uma pessoa que mostra interesse nos produtos ou serviços da sua marca, normalmente definida como alguém que se inscreve ou opta por receber seu endereço de e-mail para receber mais informações relacionadas a marketing e vendas correspondência.
Cada novo assinante de email contaria como um cliente potencial.

Por outro lado, se você for uma empresa de comércio eletrônico que direciona as pessoas diretamente para sua página de vendas ou loja online, pode não ter assinantes de e-mail.
Cada novo visitante de sua loja online contaria como um clique no link.

Nº 5: Ganhos por lead
Dependendo de qual lado da equação você cair, calcule seus ganhos por chumbo (EPL) ou ganhos por clique (EPC).
EPL é o valor da receita gerada dividido pelo número total de leads necessários para gerar essa receita. Se o seu negócio gera leads (ou assinantes ou opt-ins de algum tipo) onde o seu processo de vendas ocorre naturalmente por e-mail, você deve usar o EPL.
EPC é o valor da receita gerada dividido pelo número total de cliques no site necessários para gerar essa receita. Se você enviar as pessoas diretamente para sua página de vendas ou loja online (não vender por e-mail), você deve usar EPC.
Para calcular seu EPL ou EPC, você precisa de duas coisas:
- Seu valor de conversão de compra (métrica nº 2 acima)
- O número de leads (ou cliques) (métrica nº 4 acima)
Agora, pegue o valor de conversão da compra e divida-o pelo número total de leads (ou cliques) para obter seu EPL ou EPC:
Valor de conversão de compra ÷ Número de leads (ou cliques) = ganhos por lead (ou clique)
Este valor em dólares indica quanto cada novo assinante que se inscreve em sua lista de e-mail ou entra em seu processo de vendas vale para sua empresa. Você pode então usar essas informações para estimar quanto você estaria disposto a gastar para adquirir um novo lead (ou clique), já que agora você entende o valor dele para sua empresa.
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Por outro lado, está o custo por lead (CPL). Como na equação acima, se sua empresa não gerar leads, substitua “lead” por “clique” em seu cálculo.
CPL é o valor que você gasta para adquirir um solteiro novo lead para sua empresa.
Para calcular o CPL, pegue o valor total gasto com anúncios do Facebook e divida-o pelo número de leads gerados pelo gasto com anúncios:
Gastos com anúncios ÷ Número de leads = Custo por lead
Por exemplo, se você gasta $ 130 para gerar 100 leads, seu CPL é $ 1,30:
$130 ÷ 100 = $1.30
Se seu EPL é de $ 2,70 e seu CPL é de $ 1,30, você está ganhando $ 1,40 para cada novo lead que entra em seu pipeline. Levando em consideração suas despesas variáveis, você pode determinar quantos leads precisaria gerar em um determinado período para atingir suas metas de receita e lucratividade.
Quando você usa Eventos de conversão de pixel do Facebook, O Gerenciador de anúncios informará esse número a você automaticamente na coluna Custo por lead.

Nº 7: Taxa de cliques
As métricas que discutimos até este ponto são baseadas nos resultados gerais de sua publicidade no Facebook combinados com a eficácia de seu processo de vendas. A maneira de manipular e otimizar com eficácia seus resultados e métricas gerais de publicidade é ter um forte estratégia de publicidade no Facebook em vigor que ajuda você a transformar atenção em receita (no piloto automático).
Independentemente de seu processo geral de vendas, sua taxa de cliques (CTR) é um indicador de quão envolvente o texto do anúncio e o criativo são para o público que você está segmentando com seus anúncios do Facebook.
O Facebook tem duas métricas de CTR diferentes:
- CTR (Link Click-Through) é o número de cliques em links por pessoas que visualizaram seu anúncio.
- CTR (tudo) é o número de pessoas que interagiram com seu anúncio em geral. Pode ser curtindo, comentando, compartilhando, passando o dedo no carrossel ou clicando nos links. É um amálgama de todos os engajamentos naquele anúncio.

Quando exibo anúncios de feed, normalmente busco uma CTR maior que 1,5%. Se a CTR do link for inferior a 1,5%, normalmente recomendo que você volte e edite o texto do anúncio e o criativo.
Os anúncios da coluna à direita, por outro lado, normalmente são clicados com muito menos frequência do que os anúncios de feed. Contanto que seus anúncios da coluna direita obtenham uma CTR de link de 0,5%, você está bem. Caso contrário, sinta-se à vontade para editar esses anúncios também.
Você deve ter ouvido índice de comprometimento lançada como uma métrica importante para rastrear. Na linguagem do Facebook, sua taxa de engajamento é o seu CTR (Tudo). É o total de engajamentos que sua postagem de anúncio recebeu dividido pelo número total de impressões:
Engajamento ÷ Impressões = CTR (tudo)
Semelhante ao seu link CTR, você deseja que as pessoas interajam com seus anúncios porque nenhum clique resulta em vendas zero.
Como acessar essas métricas de anúncios do Facebook no Gerenciador de anúncios
Agora que você já conhece essas sete importantes métricas de anúncios do Facebook, vamos mergulhar no Gerenciador de anúncios e descobrir onde encontrá-los.
A primeira coisa que você vê quando chega ao Gerenciador de anúncios é o seu painel geral. Se você olhar para o topo das colunas, verá apenas duas das métricas: cliques em links e compras no site.
Então, onde você encontra o restante dessas métricas?
Procure o botão rotulado Colunas: Desempenho e dê um clique nele. No menu suspenso, você verá 13 visualizações de relatórios diferentes para escolher.

Vale a pena dedicar algum tempo para se familiarizar com cada um, desde a entrega e o engajamento de vídeo até a segmentação e o criativo. No entanto, você não usará nenhuma dessas predefinições de relatório porque as métricas estão em todo lugar. Em vez disso, crie sua própria visualização de relatórios personalizados que inclui as métricas específicas sobre as quais falamos hoje.
Para fazer isso, selecione Personalizar colunas no menu suspenso mostrado acima.
A janela que se abre lista cada métrica que o Facebook permite que você rastreie a partir de qualquer um de seus anúncios. Você pode rolar por todos eles se quiser, mas como conhece as métricas exatas que está procurando, é mais fácil usar a funcionalidade de pesquisa para encontrá-los.
Na barra de pesquisa, comece a digitar ROAS e você verá a métrica ROAS de compra aparecer. Marque a caixa de seleção em Total (métrica nº 1).

Depois de selecionar Total, o Facebook adiciona automaticamente essa métrica à coluna da direita. Se você rolar para baixo até o final da lista, verá opções para mostrar seu ROAS de compra no site e ROAS de compra de aplicativo para celular. Recomendo desmarcar as duas caixas, a menos que você tenha um site e um aplicativo em que esteja tentando rastrear as duas métricas separadamente.

Quando terminar com o ROAS, prossiga para a compra. Digite “compra” na barra de pesquisa e novas opções aparecerão. Ao lado de Compras, marque as caixas de seleção Valor e Custo (para valor de conversão de compra [métrica 2] e custo por compra [métrica 3]).

Novamente, essas métricas aparecem no lado direito da janela. Certifique-se de desmarcar todas as caixas de seleção em Valor de conversão de compras.

O próximo é o seu EPL. Infelizmente, você não encontrará seu EPL dentro do Ads Manager porque é um cálculo manual. É sua receita total dividida pelo número de leads que você gerou com seus anúncios do Facebook (usando a fórmula da métrica nº 5 acima).
Mas você pode estar se perguntando como encontrar o número de leads gerados. Bem, isso é simples - basta adicionar a métrica de leads ao seu relatório personalizado. Digite Leads na barra de pesquisa e marque a caixa de seleção Total. Selecione também a caixa de seleção Custo ao lado dela para adicionar CPL (métrica # 6).

A última coisa que você precisa fazer é pesquisar a CTR (métrica nº 7). Marque as caixas de seleção para CTR (todos) e CTR (taxa de cliques do link).

Antes de salvar sua visualização de relatórios personalizados como uma predefinição, confirme se não há caixas marcadas na coluna da direita.
Em seguida, no canto inferior esquerdo da janela, selecione Salvar como predefinição e digite um nome (como Métricas mais importantes). Clique em Aplicar no canto inferior direito para aplicar suas alterações.

Agora você verá na tela todas as métricas que abordamos: ROAS, valor de conversão de compra, custo por compra, número total de leads (para determinar seu EPL), CPL e CTR (para ambos os links e todos os compromissos em seu Postagens).
Dica Profissional: Para economizar tempo analisando os resultados do seu anúncio, confira três relatórios personalizados de anúncios do Facebook para ajudá-lo a analisar rapidamente o desempenho do anúncio: relatório instantâneo de ROI, relatório de progresso de lead e relatório de engajamento.
Assista o vídeo:
Conclusão
O maior erro que vejo constantemente os profissionais de marketing cometem quando se trata de medir seus resultados de publicidade no Facebook é pensar que precisam rastrear tudo. Você não precisa saber todas as métricas sob o sol. Começamos com sete métricas simples hoje e elas já parecem muito para você entender.
No entanto, quero garantir a você que não precisa ser tão complicado. Dê a si mesmo permissão para entrar no Gerenciador de anúncios e experimentar hoje. Sua compreensão vem da implementação (e um pouco de tentativa e erro ao longo do caminho).
Mesmo que não pareça que esses dados estejam fazendo muito sentido para você agora, no futuro, quando você tiver mais experiência no Gerenciador de anúncios, você começará aos poucos a compreender as métricas importantes e como usá-las para medir seus resultados. Basta ter paciência consigo mesmo, porque isso leva tempo.
O que você acha? Como essas sete métricas de anúncios do Facebook o ajudarão a melhorar suas campanhas? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.
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